Confira as melhores ofertas de Vitrolas & Toca Discos:

Procurando por Vitrolas & Toca Discos?

Vitrola, Toca Discos, Pick-Up ou Radiola? 

Independente da forma como você prefere chamar ou conhece, a verdade é que estes aparelhos de som voltaram com tudo ao mercado! Em muitos casos mantendo um ar nostálgico das vitrolas antigas com seu design retrô, os toca-discos estão novamente fazendo parte da decoração das residências dos amantes da boa música! Basta colocar para tocar o disco de vinil e grandes momentos do passado afloram à memória!

 

Um pouco de História: Quem criou o Toca Discos?

Já ouviu falar no Thomas Edison? Sim, esse mesmo que você está pensando! Este grande inventor do século 19 não possui em seu currículo "somente" a invenção da lâmpada não! Além de ter aperfeiçoado o telefone, Edison buscava uma forma para que fosse possível a gravação dos sons. Após algumas tentativas frustradas ao tentar registrar ondas sonoras no papel, ele teve a idéia de utilizar um cilíndro coberto com uma folha de metal, criando então o fonógrafo, que foi aperfeiçoado com o tempo junto com demais inventores, dando origem então ao gramofone. Foi então que, em 1896, Emile Berliner inventou um disco giratório onde são gravadas as vibrações de um som, ficando conhecido posteriormente como disco de vinil. No início, as vitrolas estavam ao alcance somente da elite e era presença confirmada nos eventos da burguesia. Após algum tempo caiu no gosto popular, fazendo com que a música se tornasse acessível a todos e criando um mercado revolucionário! 

 

Curiosidade: Mas afinal, por que chamamos o Toca-Discos de Vitrola?

Já aconteceu de sua mãe mandar você lavar a louça, e então pedir para você esfregar a panela com Bombril, se referindo à esponja de aço? Ou quando você foi em uma gráfica tirar uma fotocópia de um documento e pediu ao atendente para "tirar um Xerox"? Certamente a resposta seja sim... Isto se chama Metonímia, e é uma figura de linguagem  em que usamos uma palavra no lugar de outra com a qual ela possui uma relação de proximidade, muito empregada em casos em que o nome de um fabricante passou a ser sinônimo do produto que ele fabrica. E é exatamente isto que ocorre quando nos referimos à Vitrola! Quando o Gramofone começou a ser fabricado em maior escala, em 1905 foi criada uma marca chamada "Victrola". Segundo o fabricante Victor Talking Machine CO., o produto recebeu este nome pois eles consideraram que este termo tinha um sugestivo som de música. Aí não precisa falar mais nada, né?! A palavra foi se popularizando e continua até hoje em nosso vocabulário como sinônimo de Toca Discos.

Victrola: A origem do termo Vitrola para fazer referência ao Toca Discos

Victrola: Marca de Toca-Discos da empresa Victor Talking Machine Co.

Vitrola retrô? Só o design, porque a Tecnologia é de última geração!

Apesar de a grande maioria dos modelos de toca-discos disponíveis no mercado possuírem um design remetendo ao passado, não se deixe enganar! Você facilmente encontra modelos que além de reproduzir vinil também possuem outros recursos mais modernos tais como CD Player, entrada USB para Pen Drive, Entrada para Cartão SD, Rádio FM, Toca Fita K7 e até mesmo Bluetooth e NFC. Além disso, fabricantes como a RAVEO também possuem alguns equipamentos que permitem que você grave suas músicas preferidas de seu disco de vinil ou CD para seu Pen Drive ou cartão SD, tudo isso sendo possível com o apertar de alguns botões. Não é fantástico?! Confira todas as opções que a PUNKT tem disponível para você comprar agora. E sempre é importante lembrar: todos os modelos possuem Nota Fiscal e Garantia contra defeitos de fabricação!